Estudantes municipais participam de avaliação nacional, que diagnostica qualidade do ensino no Brasil

Participam do Saeb em Hortolândia cerca de 2.800 crianças do 5º ano e do 9º ano Aproximadamente 2.800 crianças, estudantes  do 5º ano e do 9º ano da rede municipal de ensino de Hortolândia, participam, desde esta segunda-feira (20/10) e até o dia 30 deste mês, da avaliação nacional do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O exame que busca diagnosticar a qualidade da educação no País é realizado a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira”, autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação). O exame do Saeb é um dos parâmetros que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A avaliação acontece de forma censitária, envolvendo todos os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Na rede municipal, as crianças realizam provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na edição de 2023, Hortolândia obteve nota 6,4 relativa ao 5º ano e 6,1 relativa ao 9º ano. Além disso

Estudantes municipais participam de avaliação nacional, que diagnostica qualidade do ensino no Brasil

Participam do Saeb em Hortolândia cerca de 2.800 crianças do 5º ano e do 9º ano

Aproximadamente 2.800 crianças, estudantes  do 5º ano e do 9º ano da rede municipal de ensino de Hortolândia, participam, desde esta segunda-feira (20/10) e até o dia 30 deste mês, da avaliação nacional do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O exame que busca diagnosticar a qualidade da educação no País é realizado a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira”, autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação). O exame do Saeb é um dos parâmetros que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A avaliação acontece de forma censitária, envolvendo todos os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Na rede municipal, as crianças realizam provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na edição de 2023, Hortolândia obteve nota 6,4 relativa ao 5º ano e 6,1 relativa ao 9º ano.

Além disso, o Inep selecionou a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental)  João Calixto da Silva, no Chácara Nova Boa Vista, para participar da parte amostral da avaliação. Em razão disso, as crianças do 2º e do 5º ano realizarão provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. As provas terão duração de 2h30 e serão aplicadas por equipes externas, selecionadas pela Unidade Regional de Ensino de Sumaré. 

Na última sexta-feira (17/10), diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) do Ensino Fundamental participaram de reunião com a Supervisão Educacional e com os Departamentos de Pedagogia e Formação Continuada e de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para alinhar os últimos detalhes para aplicação da prova do Saeb.

Na reunião, também foram passadas orientações e informações sobre a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que será realizada no dia 18 de novembro deste ano. Participarão desta outra prova todas as crianças do 2º e do 5º ano, matriculadas na rede municipal de Hortolândia.

Compartilhar

Qual é a sua reação?

Gostei Gostei 0
Deslike Deslike 0
Amor Amor 0
Alegre Alegre 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0