Hortolândia utiliza “Jogo do Sistema Alimentar” para promover alimentação saudável

Ação da Prefeitura beneficia estudantes da rede municipal e crianças atendidas em entidades sociais parceiras Para ensinar os moradores de Hortolândia sobre a importância da alimentação saudável, a Prefeitura está utilizando uma ferramenta potente: o brincar, misturando, nesta receita, o bom e velho diálogo com pitadas de alegria, diversão e muito aprendizado. Esta ferramenta é o “Jogo do Sistema Alimentar”, um tabuleiro educativo que, associado às rodas de conversa, convida os participantes das mais variadas idades a pensarem sobre as etapas que envolvem a produção, distribuição e consumo dos alimentos. As atividades educativas envolvem crianças, adolescentes e adultos das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) atendidas pelo Programa Banco de Alimentos, realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Elas começaram em setembro deste ano e se estendem durante todo o mês de outubro, marcando também o Dia Mundial da Alimentação, que ocor

Hortolândia utiliza “Jogo do Sistema Alimentar” para promover alimentação saudável

Ação da Prefeitura beneficia estudantes da rede municipal e crianças atendidas em entidades sociais parceiras

Para ensinar os moradores de Hortolândia sobre a importância da alimentação saudável, a Prefeitura está utilizando uma ferramenta potente: o brincar, misturando, nesta receita, o bom e velho diálogo com pitadas de alegria, diversão e muito aprendizado. Esta ferramenta é o “Jogo do Sistema Alimentar”, um tabuleiro educativo que, associado às rodas de conversa, convida os participantes das mais variadas idades a pensarem sobre as etapas que envolvem a produção, distribuição e consumo dos alimentos.

As atividades educativas envolvem crianças, adolescentes e adultos das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) atendidas pelo Programa Banco de Alimentos, realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Elas começaram em setembro deste ano e se estendem durante todo o mês de outubro, marcando também o Dia Mundial da Alimentação, que ocorreu na última quinta-feira (16/10). Até o momento, já beneficiaram 444 pessoas, entre crianças e adultos, em 13 OSCs. Outras cinco ainda serão atendidas. 

A expectativa é que até o final deste mês, todas as 18 entidades sociais atendidas pelo Banco de Alimentos e algumas escolas da rede municipal de ensino tenham recebido a ação educativa, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o compromisso com a educação alimentar e nutricional.

Como usar o jogo

A atividade começa por uma roda de conversa, da qual crianças, adolescentes e adultos podem participar ativamente, respondendo a perguntas variadas, tais como “Qual é o seu alimento preferido?” Também refletem sobre como os alimentos chegam até a mesa, quais impactos o sistema alimentar gera no meio ambiente e de que forma as escolhas individuais podem contribuir para um futuro mais sustentável. 

Durante esta etapa, a equipe técnica destaca temas como o uso de agrotóxicos, o desmatamento, o desperdício de alimentos e a presença dos “desertos alimentares”, além de reforçar o papel do poder público e da sociedade na promoção da segurança alimentar e nutricional.

Após a roda de conversa, as crianças e adolescentes se reúnem em grupos para jogar o “Jogo do Sistema Alimentar”, criado especialmente para a ação. No tabuleiro, os jogadores percorrem diferentes etapas do sistema alimentar, enfrentando desafios e respondendo perguntas sobre alimentação saudável, meio ambiente e cidadania. Cada resposta correta faz o grupo avançar e cada erro representa um passo atrás, mostrando como as escolhas e atitudes impactam o caminho coletivo rumo a um sistema alimentar mais justo e sustentável.

O encerramento das atividades é marcado por um gesto simbólico: todos de mãos dadas, representando a união em torno do lema da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para este ano: “De mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”. O momento simboliza o compromisso das OSCs, da comunidade e do poder público com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“Cada pessoa pode fazer a diferença. Pequenas atitudes, como evitar o desperdício, valorizar os alimentos locais e participar de hortas comunitárias, contribuem para transformar o sistema alimentar e garantir o direito à alimentação adequada para todos”, ressaltou a nutricionista Ester Mendes de Oliveira, responsável Técnica pelo Banco de Alimentos.

O  “Jogo do Sistema Alimentar” é utilizado pela equipe técnica do Departamento de Segurança Alimentar para estimular a reflexão crítica sobre o sistema alimentar e reforçar o papel coletivo na garantia do direito humano à alimentação adequada. Com duração aproximada de uma hora, as atividades combinam diálogo, aprendizado e ludicidade por meio da roda de conversa e do jogo. O “Jogo do Sistema Alimentar” está disponível on-line para quem quiser conhecer ou reproduzir a atividade. Basta acessar este link.

Nos encontros, os profissionais promovem um ambiente acolhedor e de escuta ativa, explicando o significado do Dia Mundial da Alimentação, celebrado desde 1945, ano de criação da FAO. Neste ano em que completa 80 anos, a FAO escolheu um tema  que reforça a ideia de que todos podem contribuir para um mundo sem fome e com alimentação saudável para todos (“De mãos dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”).

“Mais do que doar alimentos, o Banco de Alimentos tem investido em ações formativas que fortalecem a consciência alimentar, o consumo sustentável e a cidadania. A parceria com as OSCs permite levar conhecimento e reflexão a diferentes públicos, fortalecendo a rede municipal de segurança alimentar e nutricional”, complementou a nutricionista.

Compartilhar

Qual é a sua reação?

Gostei Gostei 0
Deslike Deslike 0
Amor Amor 0
Alegre Alegre 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0