Hospital Municipal de Hortolândia realiza capacitações internas para melhorar atendimento à população

Prefeitura ministrou formações para as equipes hospitalares em janeiro Para marcar o início do ano, Hortolândia segue com programação intensa de capacitações para os servidores da rede pública de saúde. Durante este mês, a Prefeitura promoveu formações internas para as equipes do Hospital Municipal Mario Covas. O objetivo é implementar melhorias constantes no atendimento e na assistência à população. O cuidado com o paciente é tema recorrente nas formações. Um dos principais tópicos é a higienização das mãos, que foi abordada na capacitação ministrada às equipes do hospital. A ação é importante para diminuir o risco de infecção hospitalar em pacientes. Na capacitação houve a utilização de líquido neon e luz negra para mostrar melhor a higienização. A atividade reforçou os cinco momentos que as equipes devem higienizar as mãos: – Antes de tocar o paciente – Antes de realizar procedimento – Após risco de exposição a fluidos corporais – Após tocar o paciente – Após tocar superfícies próxi

Hospital Municipal de Hortolândia realiza capacitações internas para melhorar atendimento à população

Prefeitura ministrou formações para as equipes hospitalares em janeiro

Para marcar o início do ano, Hortolândia segue com programação intensa de capacitações para os servidores da rede pública de saúde. Durante este mês, a Prefeitura promoveu formações internas para as equipes do Hospital Municipal Mario Covas. O objetivo é implementar melhorias constantes no atendimento e na assistência à população.

O cuidado com o paciente é tema recorrente nas formações. Um dos principais tópicos é a higienização das mãos, que foi abordada na capacitação ministrada às equipes do hospital. A ação é importante para diminuir o risco de infecção hospitalar em pacientes. Na capacitação houve a utilização de líquido neon e luz negra para mostrar melhor a higienização. A atividade reforçou os cinco momentos que as equipes devem higienizar as mãos:


– Antes de tocar o paciente

– Antes de realizar procedimento

– Após risco de exposição a fluidos corporais

– Após tocar o paciente

– Após tocar superfícies próximas

REUNIÕES

Para que o atendimento e a assistência ao paciente sejam efetivos e de qualidade, é necessário que as equipes hospitalares trabalhem de forma integrada. Neste mês, o hospital municipal implantou o método Safety Huddle, expressão em inglês que significa reunião de segurança.

De acordo com o Setor de Educação Permanente do hospital, trata-se de uma prática em gestão de saúde que consiste em realizar reuniões diárias rápidas, de manhã e à tarde, com os coordenadores de cada setor. Na  reunião matinal, são reportadas e discutidas as demandas do dia. Na reunião vespertina são checadas devolutivas e se houve resolução dos problemas apontados. O método foi implantado em caráter experimental no fim do ano passado.

Outra atividade importante foi a reunião com escolas técnicas de enfermagem e instituições de ensino parceiras do hospital. O encontro foi para alinhar processos e procedimentos em atividades conjuntas com estudantes das escolas.

JANEIRO BRANCO

Este mês marca a campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental. A fim de incentivar o autocuidado, a Secretaria de Saúde promoveu uma palestra sobre a campanha para as equipes hospitalares. O tema focado foi “Recomeços conscientes”.

A palestra realizou uma dinâmica, na qual os participantes foram convidados a identificar pesos emocionais que precisam ser deixados e escolhas simples que podem ser adotadas no dia-a-dia para ter mais equilíbrio. Foram apresentados fundamentos breves da neurociência e da psicologia sobre o efeito da pausa consciente, além de ferramentas práticas aplicáveis na rotina. A palestra ainda propôs um desafio de 14 dias para sustentar essas escolhas no trabalho diário.

SIMULAÇÃO

As equipes hospitalares precisam estar sempre a postos para atuar em situações de emergência. Por esse motivo elas participaram de uma simulação de atendimento a paciente em parada cardiorrespiratória. No simulado, foram usados bonecos de treinamento adulto e infantil.

Compartilhar

Qual é a sua reação?

Gostei Gostei 0
Deslike Deslike 0
Amor Amor 0
Alegre Alegre 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0